Beatificação do Padre Victor

A Igreja de Três Pontas, no sul de Minas Gerais, está em festa. Em 14 de novembro, após dois anos de espera, será beatificado o Padre Francisco de Paula Victor, filho de escravos. O anúncio da data de beatificação foi dado pelo Bispo da Diocese de Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, após ter recebido o “nada consta” do Vaticano. O Padre Victor, como é chamado, se tornará assim o primeiro beato afrodescendente do Brasil. O Papa Francisco havia autorizado a Congregação das Causas dos Santos em 5 de junho passado a promulgar o Decreto concernente ao milagre atribuído à intercessão de Francisco de Paula Victor.

A tão aguardada beatificação de Padre Victor continua rendendo diversos comentários nas redes sociais e o tema virou notícia nos principais meios de comunicação do país, inclusive na TV Globo, na TV Canção Nova e na Revista Veja.
No último domingo (7) logo pela manhã, como de costume, a partir das 10h30min, foi realizada a Missa dos Romeiros na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Presidida pelo Padre Guilherme, a cerimônia foi carregada de emoção e ao final, a equipe de liturgia, romeiros vindos de outras cidades e devotos trespontanos se dirigiram até o túmulo de Padre Victor para uma oração especial.



Assim que a Missa terminou dezenas de pessoas se aglomeraram ao redor do espaço onde estão depositados os restos mortais do Anjo Tutelar de Três Pontas.
Já às 19 horas aconteceu a Missa Solene em Ação de Graças, presidida pelo Bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho. A Igreja Matriz estava lotada o que, certamente, será uma constante por conta da confirmação da beatificação após a assinatura do decreto feita no sábado (6) pelo Papa Francisco, No Vaticano.
Na manhã desta segunda-feira (8) o jornalista Francisco Barros, da Rádio Sentinela FM, reproduziu uma entrevista gravada no último sábado com o Padre Ednaldo Barbosa, pároco da Matriz, onde foi dito que a cerimônia de beatificação acontecerá no dia 21 de novembro, no Aeroporto Municipal de Três Pontas, em horário ainda indefinido, para um público de mais de 100 mil pessoas.

A Associação Padre Victor explicou alguns temas importantes:

Missa de Beatificação
Será no dia 14 de novembro

Nova Igreja do Padre Victor
“Você nos perguntou se será construída uma nova igreja com o nome de Padre Victor, a exemplo de outras cidades onde os beatos têm igrejas com seus nomes. Não há nada sobre a construção de uma nova igreja que possa levar o nome de Padre Victor. Por enquanto seus restos mortais continuam na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.”

Estrutura para receber os romeiros em Três Pontas
“A Associação Padre Victor, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda e a Prefeitura Municipal de Três Pontas estão se reunindo e isso acontecerá com mais frequência para discutirmos e traçarmos todas as demandas, as necessidades para receber os romeiros que virão em número muito maior e com mais frequência. Toda estrutura está na pauta de discussão e tudo será feito dentro dos critérios exigidos para melhor atender a todos”.