capa_14-09-2015

Informações Importantes à cerca da Beatificação do Padre Victor – 14 de Novembro, esse Sábado

Veja como a cerimônia vai mexer com o trânsito

Falta muito pouco para a realização do sonho de fé, como noticia o jornal impresso da Equipe Positiva, que está circulando em Três Pontas e Santana da Vargem. A edição traz todas as informações sobre a beatificação neste sábado (14) as 16 horas do Venerável Francisco de Paula Victor. São dicas para os visitantes, moradores da cidade e informações para evitar transtornos, problemas e facilitar a vida de todos.

O evento já movimenta a cidade há vários dias. Os 450 leitos disponíveis na rede hoteleira já está todo reservado e não há mais vagas. A partir de sexta-feira, com o fim do expediente dos estabelecimentos comerciais as 18 horas, as modificações no trânsito para a beatificação serão concretizadas e vão durar 24 horas. É obvio que elas não agradar porque vai mexer com a rotina dos moradores de vários pontos da Cidade, por isto, a compreensão será fundamental. Quem mora no Centro, quem está próximo do Aeródromo Municipal Leda Mello onde está o palco e toda estrutura que vai abrigar a celebração e até mesmo quem apenas está passando pela MG 167.

PADRE-VICTOR-CARTAZ-696x987

Tudo é pelo acontecimento que vai além da religiosidade, envolve o comércio, impulsiona o turismo e é certo que será um divisor de águas na história do Município, a Terra do primeiro Beato de origem afrodescendente do Brasil.

Associação Padre Victor, Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Diocese da Campanha, esperam 100 mil pessoas em Três Pontas, praticamente o dobro do número de habitantes. A cerimônia que colocará Padre Victor, a um degrau mais alto na Igreja, certamente será prestigiada pela multidão que vem de todo o Brasil, todos os anos, não apenas no dia 23 de setembro, quando é celebrada a sua morte, mas também por aqueles que durante o ano aportam por aqui, ou mesmo de longe mantém a fé e a confiança, no sacerdote que nasceu em Campanha e que durante 53 anos cuidou dos trespontanos e agora ganhará um altar, mas com a fama já de santo.

O que fecha e que horas fecha

O trânsito na Avenida Ipiranga será fechado a partir das 18 horas de sexta-feira. A via será usada exclusivamente à rota de fuga do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e ambulâncias como do SAMU e da Prefeitura.

No sábado, o bairro Santana estará totalmente fechado para entrada e saída de veículos e, por isto, quem precisar se locomover terá que ser a pé. A organização vai abrir exceção somente em casos de urgência por causa de saúde.

Outra via que estará fechada aos veículos, seja moto ou carro, será a Avenida Caio de Brito. Este será o caminho dos pedestres, de uso exclusivo.

Em torno da Praça Cônego Victor, como já acontece na festa de setembro, o trânsito será totalmente impedido.

Um enorme efetivo da Polícia Militar estará disponível, utilizando de vários meios para informar e controlar o tráfego para que ele flua rápido e sem complicações.

Somente no domingo é que tudo volta a normalidade, com exceção para quem mora na Avenida Ipiranga ou precisar ‘cortar’ para seguir caminho. Por causa da primeira procissão com a imagem do Beato, que acontece as 18h30, saindo do Carmelo São José em direção a Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, o trânsito continuará impedido, até o início da celebração na Igreja.

Comércio

Apesar da interdição da Avenida Ipiranga, o comércio poderá funcionar em horário normal, até as 13 horas no sábado. A Associação Comercial e Agro Industrial de Três Pontas (ACAI-TP), informa que apesar da expectativa de grande movimento no fim de semana, ficou acordado entre a Associação e o Sindicato dos Comerciários que no sábado, o horário não será estendido, dando oportunidade para que todos possam participar da beatificação.

Para os estabelecimentos do gênero alimentício que funcionam até mais tarde, como açougues, padarias e supermercados será facultativo. De acordo com o presidente da ACAI-TP Michel Renan Simão Castro, eles poderão funcionar normalmente, até as 20 horas. Alguns manifestaram que para comparecerem a cerimônia de beatificação devem fechar as portas mais cedo, mas cada um pode usar o critério que lhe convém. Outros já afirmaram que o expediente será normal.

TRÂNSITO

Trevos com usos exclusivos

A Prefeitura ouviu e acatou todas as decisões no que se refere às entradas da Cidade. O esquema elaborado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Governo do Estado destinou entradas exclusivas e os veículos serão separados. Além das orientações, tudo será bem sinalização. A exigência do prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), é que o Município não seja fechado. “Todos aqueles que vierem poderão entrar, participar da missa e receber o calor humano e as boas vindas dos trespontanos”, afirma o Prefeito.

Quem chega em Três Pontas

DE VARGINHA

DE ÔNIBUS – ENTRA NO PRIMEIRO TREVO

Há uma grande área preparada pela Prefeitura que fica abaixo da construção do Hospital da UNIMED. Este será o primeiro ponto de parada dos ônibus, aberto as 11 horas da manhã. Quando este espaço lotar, os motoristas deverão estacionar ao longo das Avenidas Prefeito Nilson José Vilela, Oswaldo Cruz e Zé Lagoa, sempre deixando os veículos virados sentido Varginha, para facilitar depois a saída.

VANS E KOMBIS – ENTRA NO SEGUNDO TREVO

Entrada que chega na antiga Fertibrás

AUTORIDADES POLÍTICAS E RELIGIOSAS

– ENTRAM NO 3º TREVO “PADRE VICTOR” As autoridades chegam pelo terceiro trevo e ficarão obvio mais perto do Aeródromo Municipal (local do evento)

CARROS DE PASSEIO – 4º TREVO
Quem estiver em carros de passeio, entra no 4º trevo, pega a Rua Carvalho de Mendonça e vai estacionar nas proximidades da AABB e nos bairros Santa Margarida, Santa Edwirges, Santa Inês e Padre Victor.

CHEGAR EM TRÊS PONTAS POR SANTANA DA VARGEM

CARROS DE PASSEIO

Os carros de passeio que vão seguir para Varginha devem usar um caminho alternativo que demanda tempo e atenção na sinalização. É uma estrada vicinal que recebeu melhorias especiais para o evento. Ao chegar no trevo da Fazenda Experimental da Epamig e da Charneca, os motoristas devem entrar à direita, passar em frente ao portão do silo da Cocatrel e seguir pela estrada de terra que sairá no bairro Cidade Jardim. Pegar as avenidas Zé Lagoa, Barão da Boa Esperança, passar pelo bairro Morada Nova ou São Judas Tadeu, subir para o “Foguetinho, seguir na estrada de terra do Motel até alcançar a MG 167.

ÔNIBUS

Os ônibus que vão seguir para Varginha ou entrar para deixar as romarias, devem pegar a entrada que chega na empresa Lassane.

Fonte: Equipe Positiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *